A SEFAZ Virtual de Contingência irá substituir o atual sistema de contingência (SCAN) gradualmente, sendo que até 30/06/2014 será retirado de operação e a SVC tomará o lugar do SCAN como sistema de contingência. A fim de que a empresa não fique sem sistema de contingência, caso utilize o SCAN atualmente, deverá configurar a SVC para que não fique impossibilitada de emitir NF-e em caso de indisponibilidade da SEFAZ.
A SVC permite a impressão do DANF-e em papel comum e não requer o envio da NF-e para a SEFAZ de origem após a volta do sistema de autorização normal.
O ambiente de Homologação está disponível desde 01/12/2013 e o ambiente de Produção da SVC está disponível desde 03/01/2013, possibilitando a antecipação da implementação, já que ambos os sistemas de contingência irão conviver até a desativação do sistema SCAN, prevista para 30/06/2014.
O funcionamento da SVC é idêntico ao do SCAN, ao acionar a contingência os dois serviços irão funcionar simultaneamente por um breve período e após este período apenas a SVC estará operante, para que a transição entre os dois serviços ocorra sem problemas.
As mudanças do sistema de contingência SVC exigem algumas mudanças no SAP, para que o SAP consiga detectar quando a SVC entra em atividade e devido ao fato de que não será mais necessária uma série e numeração específica para contingência. As mudanças são necessárias tanto no SAP ECC quanto no SAP GRC NF-e.
Portanto, para que a SVC seja devidamente implementada no SAP será necessário: